Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 11

O Assunto é Café

As características do café

Recentemente, o café gourmet ganhou um lugar importante na gastronomia. Agora, ele pode ser comparado com o vinho, por exemplo, já que toda a sua produção merece também muito cuidado e atenção. Partindo desse conceito, podemos constatar que apreciar um café de qualidade desperta uma sensação semelhante a apreciar um bom vinho: é como viver uma experiência em que todas as suas características fazem a diferença.

Por falar em característica, você deve conhecer alguns dos elementos básicos que distinguem os tipos e classificam a qualidade dos cafés por aí. Os principais são: corpo, aroma, acidez, doçura e amargor. Eles levam em consideração os nossos cinco sentidos que, quanto mais apurados, mais fácil fica sentir as nuances do café.

Conheça as características de um bom café e aprenda como classificar e degustar a bebida.

Quanto ao corpo, um café pode ser leve, médio ou encorpado, dependendo da sensação predominante na boca após consumi-lo. O aroma também varia: pode ser florado, cítrico, achocolatado ou frutado e é necessário um bom olfato para senti-lo. Acidez, doçura e amargor também são importantes e são sentidos por áreas diferentes da língua, ou seja, cantos, ponta e meio, assim respectivamente.

Mas para você conseguir apreciar um bom café e identificar essas sensações, algumas dicas de

degustação são importantes. O primeiro passo é identificar o grão que você vai provar. Neste caso, conhecimento é tudo. Quanto mais você souber, mais fácil será entender o resultado final. Além disso, você precisa garantir que o café será preparado corretamente, levando em consideração o método utilizado para isso.

Para começar, sinta o aroma de seu café profundamente. Em seguida, deguste-o em pequenos goles – você ainda pode cuspi-lo, como fazem os profissionais da área, essa técnica ajuda a manter as características da bebida e a atenção na sua boca. Tente identificar os elementos que, com certeza, são responsáveis pelo resultado final de sua bebida.

E pronto. Depois disso, aproveite. O seu café só será perfeito se agradar você!

Drink Coffee Sunrise

Coffee Sunrise

O verão vai ficar ainda mais gostoso com esse drink Utam Uno super refrescante. Aprenda a fazer e delicie-se!

Ingredientes

  • 50 ml de vodka
  • 30 ml de licor de laranja(cointreau)
  • 30 ml de xarope de tangerina
  • 100 ml de suco de abacaxi
  • 50 ml de água com gás
  • Calda de cereja
  • Um Espresso curto Utam Uno Bourbon

Montagem

Coloque na sequência a vodka, o licor de laranja, o xarope de tangerina, o suco de abacaxi, a água com gás e misturar, colocar bem devagar a calda de cereja e por ultimo o Espresso curto Utam Uno Bourbon (Pre resfriado).

Envie suas dicas e sugestões, participe!