Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 15

O Assunto é Café

Gostoso e saudável: café ganha mais um motivo para ser consumido

Todo mundo sabe que o consumo excessivo de álcool é prejudicial ao fígado, não é mesmo? Mas o que nem todo mundo tem consciência é que – a longo prazo – o prejuízo pode ser verdadeiramente grande. A cirrose hepática é um exemplo disso. Mas você deve estar nos perguntando qual é a relação dela com o café. A gente te conta: um recente estudo indicou que os componentes presentes na bebida protegem o fígado, reduzem os danos causados pelo álcool e, consequentemente, as chances de desenvolvimento da doença. Ponto para o nosso cafezinho!

Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, coletaram dados anteriores e

Estudo sugere que a bebida protege o fígado e reduz os casos de cirrose hepática

seguiram em um meta-estudo. Ao todo, 432.133 participantes de estudos anteriores tiveram seus dados analisados. Os critérios avaliados foram a incidência de cirrose hepática e o consumo de café. O resultado foi positivo, e mostrou que as pessoas que consumiam duas xícaras de café/dia diminuíram as chances de contrair cirrose hepática pela metade. E não é só isso. Quando dobrado o consumo de café, ou seja, quatro xícaras/dia, as chances reduzem mais ainda: 65%.

A ação positiva do café no fígado, no entanto, não foi explicada quimicamente. Por se tratar de um alimento com uma complexa composição, ainda faltam estudos que explique tal fenômeno. Com isso, o que fica é que podemos celebrar mais um estudo que coloca o café como um aliado da nossa saúde. Anteriormente, a eficácia do grão contra a diabetes tipo II, Mal de Alzimer, câncer de próstata, etc. já havia sido revelada. E agora, sabemos que o café pode – e deve – fazer parte da nossa dieta!

*A cirrose hepática é considerada uma doença crônica, o que significa que ela não tem cura. Os sintomas causados por ela são diversos, entre eles estão falta de apetite, perda de peso, fadiga, dor abdominal, coceira, etc. O tratamento pode ajudar. *Consulte seu médico regularmente.

Vitamina de Café Utam

Vitamina de Café Utam

Ingredientes

  • 1 xícara de Café Utam bem forte (40 ml)
  • 1/2 banana nanica
  • 1/2 maçã
  • 1/2 copo de iogurte mel

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e enfeite o copo com mel e maçã.

Envie suas dicas e sugestões, participe!