Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 27

O Assunto é Café

Entenda passo a passo como é feito o processo de descafeinação

Para entendermos melhor o processo que leva o café a perder a cafeína é preciso conhecer essa substância. Ela é um composto químico classificado como um alcaloide, sendo um importante estimulante do sistema nervoso central, além de possuir efeito catabólico. O que isso quer dizer? Disposição, foco e até mesmo emagrecimento.

Apesar de trazer muitos benefícios, algumas pessoas não podem ingeri-la, seja por ter problemas de sono ou por intolerância.

E foi a partir dessa necessidade que

Muita gente escolhe essa opção por ter o sono leve ou algum tipo de intolerância à cafeína

em 1903 um químico alemão chamado Ludwig Roselius conseguiu retirar a cafeína do café sem alterar muito o sabor original do produto: ele utilizou um composto que dissolve os outros componentes do café e evapora com bastante facilidade.

De lá para cá, o método foi sendo aperfeiçoado. Atualmente, o

processo de descafeinação começa mergulhando os grãos em água quente e, em seguida, em algum tipo de solvente que retire deles parte da cafeína. Quando a água entra em contato com o café, a cafeína contida nos grãos é dissolvida gradativamente. Esse processo remove a cafeína sem alterar o sabor do café.

Mas atenção, é muito importante ficar atento no café descafeinado que você consome. Algumas técnicas de descafeinação podem levar substâncias maléficas à saúde! Conheça o processo empregado e tenha o melhor para sua família!

Lugares que contam a história do café no Brasil

Blend Descafeinado é um dos destaques de Utam Uno

A Utam Uno, marca do Grupo Utam, conta com o Blend Descafeinado. Produzidos a partir de grãos provenientes da África, América do Sul e Central, regiões com forte tradição. Essa união de grãos proporciona uma qualidade ímpar para o blend. O processo de descafeinação é feito naturalmente por imersão em água, sem adição de qualquer agente químico.
Vale a pena conhecer o café espresso Utam Uno Descafeinado e se apaixonar pelo aroma e sabor.

Envie suas dicas e sugestões, participe!