Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 29

O Assunto é Café

A bebida da luta feminina

No calendário mundial, desde a década de 1960, o dia oito de março é símbolo das mulheres. Isto porque nos registros históricos, o mês é marcado por episódios de luta por direitos e igualdade de gênero – principalmente, após a segunda metade do século XIX.

As trabalhadoras russas, em 1917, reivindicaram a ajuda de operários no setor de metalurgia. Este episódio foi marcado como grande feito das operárias e, após a Segunda Guerra Mundial, inspirou a consolidação da data para homenagens.

Valendo-se da temática, na Costa Rica, um grupo de trabalhadores revolucionaram na produção do nosso conhecido café, criando a

Associação de Mulheres Organizadas de Biolley, a Asomobi – responsável pelo primeiro micro moinho administrado apenas por mulheres.

O projeto nasceu em 1997, após a crise econômica impulsionar os homens a saírem do local e partirem para outras oportunidades. Dessa forma, elas ficaram responsáveis por cuidar da região e proporcionar um novo futuro às gerações – seja aos familiares, ou de comunidades vizinhas.

A história inspiradora rendeu o documentário “A Small Section of the World” (Um Pequeno Pedaço do Mundo), que aborda o assunto do universo cafeeiro aliado ao pensamento empreendedor das costa riquenhas. Nos dias atuais, a associação já possui mais de 30 mulheres conectadas.

Ainda sobre a produção cafeeira, em 2003, norte-americanas criaram o IWCA, International Women’s Coffee Aliance ( Aliança Internacional das Mulheres do Café), após visitarem às lavouras da Nicarágua. A organização, sem fins lucrativos, atua em diversos países com o intuito de criar uma rede de relacionamento entre as mulheres que atuam neste setor – do grão à xícara.

No Brasil, o IWCA é presente desde 2011 e já tem mais de 100 mulheres protagonistas. Elas provam que além de consumidoras, também podem e devem figurar entre os líderes do mercado, trocando experiências e se fortalecendo entre si.

Dicas para explorar o máximo de um bom café

Sensação de Café Utam Momentos Extraforte

Ingredientes: 1 xícara de Café Utam Momentos bem forte (40 ml0); 2 bolas de sorvete de morango; 2 colheres (sopa) de calda de frutas vermelhas ou de morango (20 ml); Hortelã para decorar.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Decore o fundo de uma taça com calda de frutas ou morango, coloque a bebida e enfeite com hortelã e grãos de café.

Link: http://momentosutam.com.br/receitas/extraforte/sensacao-de-cafe-utam-momentos-extraforte

Envie suas dicas e sugestões, participe!