Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 31

O Assunto é Café

Café e chocolate: brincando com a harmonização

OBrasil é dono da maior produção de café do mundo e fica em quinto lugar quando se trata de cacau – a matéria-prima do chocolate. Donos de grandes variedades, além de serem os queridinhos dos brasileiros, fazem um casamento que dificilmente desagrada.

Quando se trata de harmonia, é necessário ficar atento em algumas informações para não cometer erros. Como em uma orquestra, um não deve sobrepor o outro e, sim, utilizar o complemento com propósito de realçar os sabores.

Outra informação importante é: foque na qualidade de sua bebida. Por isso, os expressos Utam são sempre indicados. A nova linha de

Cafés Especiais possui produtos desenvolvidos com primor a cada paladar.

Os conceitos básicos para o equilíbrio podem ser realizados por proximidade ou por oposição. No primeiro tópico, o café mais ácido, encorpado, com doçura bem acentuada, forma um bom par com chocolate meio amargo – porque realça o aroma da bebida e evidencia o sabor levemente adocicado do chocolate.

Já quando se fala de oposição, pode-se utilizar café de baixa acidez, doce e menos encorpado, combinando com alimento mais amargo. Este casamento possibilitará que o chocolate se mantenha mais tempo na boca, tornando a bebida uma lembrança suave, mas marcante.
Uma dica para exercer a harmonia

do melhor jeito é utilizar o método de triangulação ao degustar. Na proximidade, experimente um espresso mais encorpado, coma um pedaço de chocolate ao leite e, depois, repita a dose da bebida. Os sabores irão se intensificar ainda mais e o chocolate ficará mais amanteigado. Se quiser substituir o chocolate por um meio amargo, irá notar mais corpo no alimento, tornando-se doce, mas leve.

Se busca a oposição, beba um espresso leve e de baixa acidez e combine com chocolate amargo, ou meio amargo, fechando com mais um gole em sua bebida. Na primeira opção de chocolate você notará as notas de sabor mais amanteigada e doce, sem muita intensidade do café. Já na segunda combinação, o amargo sobressairá menos o amanteigado, tendo o café como complemento de paladar suave.

Brigadeiro Feitiço

Brigadeiro Feitiço de Café Utam

As possibilidades desta brincadeira são infinitas. Já imaginou testar o seu espresso com Brigadeiro Feitiço Café Utam? Experimente esta receita!

Ingredientes: 1 colher (sopa) de margarina; 4 colheres (sopa) de Café Utam 8 a 10 ameixas; 1 lata de leite condensado; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; Chocolate granulado

Modo de Preparo: Prepare o Café Utam coando 4 colheres (sopa) de pó em ½ copo de água; Leve ao fogo o café com as ameixas picadas e deixe ferver por cerca de 5 minutos; Junte o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó; Leve ao fogo baixo mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo da panela; Enrole os brigadeiros, passe pelo chocolate granulado e coloque-os em forminhas de papel.

Link: http://cafeutam.com.br/receitas/todos/todos/brigadeiro-feitico-de-cafe-utam

Envie suas dicas e sugestões, participe!