Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 38

O Assunto é Café

Cafeína ajuda na produção de enzimas e protege da demência

Estudo norte-americano foi realizado com mais de 1.280 compostos estimulantes

Pesquisas realizadas na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, identificaram 24 compostos estimulantes para uma enzima no cérebro capaz de nos preservar da demência. Como os amantes do bom café são amplamente beneficiados em diversos casos, um

desses compostos – e o mais efetivo – é a cafeína.

O grupo de cientistas descobriu que a enzima protetora, chamada NMNAT2, tem duas funções no cérebro: proteger os neurônios do estresse e combater o acúmulo da proteína Tau, que está associada a doença neurodegenerativas, como o Alzheimer. Mais de 1.280 compostos foram analisados para esse estudo.

Para confirmação das pesquisas e da efetividade da substância, os

estudiosos deram cafeína para camundongos modificados que produziam baixos níveis de NMNAT2. Como resultado, eles começaram a produzir os mesmos níveis de enzimas que os ratinhos normais. Além de ajudar na produção das enzimas, a cafeína melhorou a memória dos ratos modificados para produzir altos níveis de Tau – observando a retração na possibilidade de Alzheimer.

Fonte: UOL

Pão de Mel de Café Utam Classic

Pão de Mel de Café Utam Classic

A primavera chegou e com ela trouxe todo o frescor das flores e muitas possibilidades de passeios ao ar livre! Quer combinação melhor do que um pão de mel nos dias de piquenique? Veja a deliciosa receita de Pão de Mel de Café Utam Classic.
Rendimento: 35 a 40 pães de mel

Ingredientes: Massa: 1 lata de leite condensado; 150ml de mel; 150ml de Café Utam Classic; 3 xícaras de chá de farinha de trigo; 1 colher de sopa de bicarbonato; 1 colher de sopa de fermento químico em pó; 1 colher de chá de canela em pó; 1 colher de chá de noz-moscada em pó; 1 colher de chá de cravo em pó Recheio: 1 pote de doce de leite (400g); 100ml de Café Utam Classic coado forte Para cobrir: 1 kg de chocolate cobertura ao leite

Modo de preparo: Recheio: Coloque em uma panela, o doce de leite e o café pronto forte, misture bem e leve ao fogo, vá mexendo e cozinhe até engrossar, quando começar a desgrudar do fundo da panela, em ponto de brigadeiro mole despeje esta mistura num prato raso untado. Deixe esfriar e reserve. Massa: Unte forminhas próprias para pão de mel, ou uma forma retangular média com margarina e farinha de trigo. Reserve. Numa tigela, misture bem todos os ingredientes até ficar homogêneo. Distribua esta mistura entre as forminhas reservadas, não deixando passar muito do meio, coloque as forminhas em uma assadeira para facilitar a ida ao forno ou coloque a mistura em uma única assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 25 a 30 minutos ou até que você perceba que esta assado. Retire do forno, tire das forminhas e deixe esfriar, ou no caso de assadeira única, depois de frio, corte em quadrados. Corte todos os pãezinhos ou os quadradinhos ao meio e recheie com 1 colher de chá do doce com café reservado. Banhe-os no chocolate, espere secar e embale-os em saquinhos próprios para pães de mel ou em pote bem fechado.

Dica: Você pode cozinhar uma lata de leite condensado em panela de pressão por 35 minutos para obter o doce de leite.

Link : http://cafeutam.com.br/receitas/doces/todos/pao-de-mel-de-cafe-utam-classic

Envie suas dicas e sugestões, participe!