Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 04

O Assunto é Café

Café, mais um aliado na luta contra o câncer

Tomar café ao longo do dia é um hábito considerado sagrado por grande parte dos brasileiros. A bebida acorda, reduz o estresse, é um bom modo de terminar uma refeição, além, é claro, de ser uma delícia. E agora, para a alegria dos apaixonados, pesquisas comprovam que a sua composição pode ser altamente eficiente na luta contra a reincidência de alguns tipos de câncer.

Um estudo recente, feito pelo Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston, nos EUA, foi divulgado recentemente no Journal of Clinical Oncology. Nele, os pesquisadores estudaram cerca de mil pessoas que se submeteram a cirurgia e a quimioterapia de câncer colo-retal III. Os pacientes, então, responderam em cada etapa um questionário sobre seu padrão alimentar - inclusive a quantidade de café que ingeriam.

Os números de reincidência da doença foram menores entre os participantes que tomavam 4 ou mais xícaras de café por dia

Estudos comprovam a ação positiva do café contra a reincidência de alguns tipos de câncer.

em relação aos que não consumiam a bebida ou consumiam em menor quantidade. “Estes pacientes tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café e apresentaram 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra causa”, sugeriu a publicação. De acordo com os pesquisadores, neste caso, a ação positiva do café se deve unicamente à cafeína, mas há a necessidade de estudos específicos da substância para compreender melhor sua ação.

Já um estudo sueco feito na Universidade de Lund, com 1.090 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, verificou os hábitos de cada paciente, bem como a patologia celular dos tumores. Publicado na revista cientifica Clinical Cancer Research, o

estudo constatou que 500 participantes que fizeram tratamento com o composto “tamoxifen” e ingeriam duas xícaras de café por dia tiveram as chances de reincidência da doença reduzida pela metade em relação a outras pacientes que não consumiam ou consumiam a bebida em menor quantidade.

Mais que isso, de acordo com as autoras da publicação, Ann Rosendahl e Helena Jernström, ficou constatado que as mulheres que consumiam cafeína "tiveram tumores de dimensões um pouco menores do que os do diagnóstico inicial". A pesquisa, então, sugere que combinada com a medicação, a cafeína exerce ação importante ao conter o aumento de células cancerígenas.

Além desses, há uma série de estudos que colocam o café como mais um aliado no combate a diferentes tipos de câncer. Mas lembre-se sempre que consultar periodicamente um médico é fundamental. E no que depender de café, pode contar com a gente.

Café Utam Dicas

Café Utam Tricolore

Ingredientes

  • 1 xícara de Café Utam Uno Descafeinado (40 ml)
  • 2 colheres (sopa) de leite condensado (20 ml)
  • Chantilly a gosto

Montagem

Coloque o leite condensado no fundo da taça, em seguida despeje o Café Utam Uno e por fim enfeite com chantilly.

Envie suas dicas e sugestões, participe!