O Assunto é Café: Edição 44 

Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 44

O Assunto é Café

Descubra como é feito o café solúvel

O café pode estar presente em vários momentos do nosso dia. No café da manhã, após o almoço, durante os estudos, antes do treino. Essa bebida tão amada por nós, brasileiros, faz parte do nosso cotidiano e é inserida na nossa vida naturalmente.

O preparo de um bom café coado leva alguns minutos, porém, às vezes, a gente quer praticidade, sem abrir mão da bebida. Recorremos, então, ao café solúvel, que é prático e também saboroso.
Mas você sabe como são feitos os grãos que fazem o café instantâneo?

No Assunto é Café desta quinzena, vamos falar sobre as etapas básicas da fabricação do café solúvel ou instantâneo:

A primeira é a torrefação, processo necessário com objetivo de alcançar uma determinada cor e paladar.

A segunda etapa é a moagem, que reduz a tamanhos milimétricos os grãos de café. A precisão da moagem terá influência nos critérios de degustação, como por exemplo a fragrância, o corpo, a acidez e a suavidade do café. Os grãos moídos são colocados em uma solução com água.

Extração é a terceira etapa. Nela extraem-se do café moído as substâncias que se dissolvem em água e que dão o sabor e o aroma característicos da bebida.
Por fim, a secagem, em que a água é retirada do extrato líquido, obtendo como resultado grânulos que conservam o sabor e o aroma do café.

Após essas etapas, pronto! O seu café solúvel está pronto para consumo! Aliás, depois desse papo sobre café, deu até vontade de preparar um Café Utam Solúvel rapidinho, não é mesmo?

licor de café

Pudim de Café Utam Solúvel

Calda: Coloque 4 colheres de sopa açúcar em uma forma de pudim;Leve a forma, de maneira bem centralizada, à chama do fogão em fogo baixo;Quando o açúcar já estiver derretendo, acrescente 4 colheres de água fervendo; Mantenha o fogo baixo até que todo o açúcar tenha derretido; Acrescente a massa do pudim por cima para assar.

Massa: Bata do liquidificador os ingredientes abaixo:
1 lata de leite condensado; 2 vezes a mesma medida (da lata) de leite; 2 colheres (sopa) de Café Utam Solúvel; 3 ovos
Despeje a mistura sobre a calda e leve para assar em banho-maria, em forno médio (180°C), por cerca de 1 hora e meia.

Dica:
Para que seu pudim não quebre ao desenformar, tenha certeza que ele está bem cozido, para isso faça o teste do palito e se ele sair seco é porque se pudim está pronto! Agora é só desenformar e servir com um delicioso cafezinho!

veja outras edições
Envie suas dicas e sugestões, participe!