Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 07

O Assunto é Café

Muito além do cafezinho: Cosméticos

Ocafé é um alimento bastante versátil. Ele pode ser utilizado da maneira mais comum, no cafezinho diário, além de inúmeras outras formas. Mas diferente da commodity habitual, ele vem se destacando, sobretudo, na indústria cosmética. A composição do grão, rico em nutrientes do bem, é o que faz com que ele seja aproveitado também na confecção de cremes, óleos, entre outras coisas. E, pode acreditar, os benefícios são muitos!

Seu efeito antioxidante, já comprovado no consumo diário da bebida, é um dos pontos positivos do grão. No café verde, por exemplo, ele é ainda mais presente. Mas você deve estar se perguntando o que significa tudo isso, não é mesmo?

O café verde nada mais é do que o grão que ainda não passou pelo

Entenda por que o alimento vem sendo aproveitado pela indústria cosmética.

processo de torra. Deste modo, ele possui duas vezes mais cafeína do que o comum e muito mais antioxidantes. Esses últimos, por sua vez, são responsáveis por agir no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. E o resultado é simples: peles mais jovens e bonitas.

Os benefícios não param por aí. A cafeína é positiva também na redução de medidas e é poderosa no controle das celulites. Já o grão e a casca de café moídos são ótimos esfoliantes, ajudam a renovação celular e favorecem a circulação sanguínea.

Além disso, por possuir flavonóides responsáveis por criar uma camada protetora na pele, o extrato de café pode ser utilizado no bloqueio de raios UV, ou seja, como protetor solar. Por último está o efeito anti-inflamatório e anti-inchaço, que exercem uma limpeza profunda na pele e dá adeus aos maus odores.

É por essas e outras que algumas empresas cosméticas vêm apostando no alimento. Dessa maneira, um novo mercado começa a ganhar forma e incentivando a melhoria no setor e além disso, esse movimento pode ser um estímulo para que a indústria cosmética comece a investir no preparo de produtos mais naturais. A boa notícia é que o Brasil tem café de sobra para isso!




Café Utam Dicas

Gelado com Calda de Café Utam

Ingredientes

Calda

  • 1/4 xícara (chá) de Café Utam forte
  • 1/4 xícara (chá) de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro

Gelado

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 vezes a mesma medida de leite
  • 5 gemas peneiradas
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 5 claras em neve
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de baunilha

Montagem

Calda

Misture todos os ingredientes e jogue por cima do Gelado no momento de servir.

Gelado

Coloque em uma panela o leite condensado, o leite, o amido de milho, a baunilha e as gemas, faça um creme ralo e deixe esfriar. Separadamente, bata as claras em neve com o açúcar. Depois que o creme estiver frio, despeje-o sobre as claras em neve mexendo com cuidado. Coloque em fôrma grande própria para pudim, somente passada na água e leve ao freezer coberto com filme plástico. Retire meia hora antes de servir e coloque a calda por cima.

Envie suas dicas e sugestões, participe!