Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 10

O Assunto é Café

Borra de café contra a Dengue

As altas temperaturas e as chuvas de verão se aproximam e nos relembram de um grave problema: a Dengue. A doença é perigosa e aparece principalmente em locais carentes, onde não existe um sistema de esgoto eficiente e há vários pontos de água parada. No entanto, até regiões mais desenvolvidas enfrentam a enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o que prova que a presença da espécie contaminada nas cidades é um problema de saúde pública e merece atenção.

Mas você deve estar se perguntando onde fica o café nesta história, não é mesmo? A verdade é que a borra do nosso bom e velho cafezinho aparece como um forte aliado no combate à doença.

Entenda como a borra de café pode ajudar a evitar o mosquito Aedes Aegypti.

A alternativa foi descoberta através de um estudo realizado na Universidade Estadual de São Paulo, a Unesp. De acordo com a co-autora da tese, a bióloga Alessandra Theodoro Laranja, a cafeína presente na borra de café detém o desenvolvimento das larvas e diminui o tempo de vida dos insetos adultos.

A técnica segue uma solução simples: são 2 colheres de borra de café para cada meio copo de água, e a mistura deve ser colocada nos

recipientes que são potenciais focos dos mosquitos.

Embora essa seja a receita aconselhada, não é necessário diluir a borra, já que a água utilizada para regar as plantas, ou até mesmo a água da chuva já são suficientes para fortalecer a solução.

A receita é positiva porque age como um inseticida natural, ou seja, não é tóxica ao ser humano, nem aos animais e plantas como muitos presentes no mercado e ainda atua como adubo quando acrescido à terra. Além disso, a utilização da borra é uma alternativa de baixo custo e facilita a sua disseminação no combate à doença. Uma boa notícia para a sociedade em geral e mais um ponto positivo para o café, não é mesmo?

Café Utam Dicas

Dica:

5 dicas para evitar a Dengue:

  • Nunca deixe água parada em nenhum recipiente;
  • Aproveite sua borra de café;
  • Mantenha as garrafas de cabeça para baixo;
  • Cuide do seu lixo;
  • Cuide de sua piscina.
Envie suas dicas e sugestões, participe!