Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 12

O Assunto é Café

Café gelado: mais uma forma de amor pela bebida

O bom e velho cafezinho, cheiroso e quentinho, não parece tão atraente quando o termômetro chega a marcar 35°? Mas então, agora que estamos no verão, como ficar sem a cafeína e todas as sensações deliciosas que o café nos proporciona? Alguns países que sofrem com altas temperaturas encontraram uma solução para esse problema: café gelado. Entortou o nariz? Calma! Pode parecer estranho, mas o resultado é maravilhoso! E se tratando de café, fica fácil acreditar!

O café gelado possui características marcantes como todo bom café, mas para isso é preciso optar sempre por grãos selecionados de alta qualidade. Ele ainda é extremamente refrescante, tem alto poder energético e é muito versátil. É possível fazer drinques, tomá-lo puro, com leite, com frutas, entre outros ingredientes. E o modo de preparo é bem diferente do tradicional.

Entenda um pouco mais sobre o café gelado e eleja a sua nova bebida do verão!

Na verdade, é uma etapa muito importante, caso contrário a bebida pode oxidar. Os métodos mais utilizados são o de infusão a frio e através de resfriamento com gelo.

A bebida conquistou o coração dos jovens em alguns lugares do mundo e o Food Service é o segmento que mais lucra com isso. Nos Estados Unidos, por exemplo, o café gelado já não é mais uma tendência. A cultura das cafeterias presente no país oferece diferentes tipos da bebida fria, e se você andar por Nova York no verão, muito provavelmente você encontrará pessoas se deliciando no caminho do trabalho. Outro país que se aproveita da situação está um

pouquinho mais longe. A Austrália possui o hábito de tomar café gelado sabe como? Em caixinhas, com leite, igual os nossos achocolatados. E sabendo que o calor chega aos 40°, isso não parece má ideia, não é mesmo?

A bebida também influencia os brasileiros, ainda que o costume do cafezinho tradicional se mantenha. No verão, grandes cafeterias continuam lotadas por oferecerem uma alternativa para enfrentar o calor, e os clientes adoram!

Tudo isso mostra uma nova atitude de consumo, que se estende por alguns países. É inegável que o café, a segunda bebida mais consumida mundialmente, já tem um mercado estável e delicioso, mas agora que conhecemos uma nova forma de consumi-lo, por que não apreciar?

Drink Coffee Sunrise

Café Utam Praiano

Refresque-se com um delicioso drink gelado de Café Utam!

Ingredientes

  • 2 xícaras de Café Utam bem forte (80 ml)
  • 1 xícara (café) de água de coco (40 ml)
  • 1/2 xícara (café) de suco de maracujá concentrado (20 ml)
  • 4 pedras de gelo hortelã para decorar

Montagem

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma taça e decore com hortelã.

Envie suas dicas e sugestões, participe!