Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 17

O Assunto é Café

As impressões do café

Omundo do café é extenso e nós, mais do que ninguém, sabemos disso. Já vimos por aqui que ele está presente na gastronomia, na saúde, na música, no cinema... São tantas possibilidades e muitos admiradores para uma só bebida, concorda? E é por isso que a nossa paixão é falar sobre ele, contar as novidades, relembrar as curiosidades e tudo mais do que se refere ao nosso cafezinho. E dessa vez encontramos mais uma vertente do café, onde ele se encaixa muito bem: a tecnologia.

No Rochester Institute of Technology, em Nova York, o professor Ted Kinsman inventou uma técnica de impressão de imagens em papel, sabe como? Isso mesmo, utilizando o café.

Conheça as impressoras que aliam café, tecnologia e ecologia

Através de gotas que, variadas, alteram a tonalidade da composição, o desenho aparece lentamente – o professor demorou cerca de uma hora para concluir a impressão. O que se forma, no entanto, é algo incrivelmente lindo, semelhante a uma obra de arte.

A explicação de Kinsman sobre sua técnica decorre pela relação íntima que o café desperta nos apaixonados. Ele destaca que a bebida está sempre presente em sua casa e já que ela desperta algo

nas pessoas, porque não a aproveitar para estimular o seu público alvo. Nós não temos nada contra, professor!

Por falar nisso, há alguns anos surgiu a Riti Coffee Printer, uma impressora que utiliza a borra de café como tinta. A invenção feita pelo designer coreano Jeon Juk é sinônimo de economia e ecologia. Com ela você economiza aqueles cartuchos convencionais que, na maioria das vezes costumam ser caros, e ainda reutiliza a borra. Diferente da anterior, a Riti é mais funcional, e basta acoplar a borra e enviar um sinal do seu computador para a impressão começar. E o melhor de tudo: a sua impressão sai com cheirinho de café. Delicioso, não é mesmo?

Aguardamos ansiosamente por mais novidades no assunto!

Sonho de Café Utam

Café Utam Vienense

Ingredientes

  • 4 xícaras de Café Utam bem forte (160 ml)
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite (40 ml)
  • 4 pedacinhos de chocolate meio amargo
  • Açúcar a gosto, chantilly, canela, cacau ou raspa de laranja (conforme o gosto) para decorar

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate, o açúcar e o creme de leite em fogo brando. Junte o café e leve ao fogo sem deixar ferver. Coloque a mistura em xícara grande. Guarneça com chantilly e sobre ele coloque a canela, o cacau em pó ou a raspa de laranja em pequena quantidade para decorar.

Envie suas dicas e sugestões, participe!