Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 18

O Assunto é Café

Dia Nacional do Café: esta comemoração merece... Café!

24 de maio poderia ser um dia comum, mas é pra lá de especial. É quando comemoramos o Dia Nacional do Café – nada mal para nós, fãs de carteirinha da bebida, não é mesmo? A data instaurada por sugestão da ABIC, Associação Brasileira da Industria do Café, marca a época do ano em que se inicia a colheita em muitas regiões de plantio pelo Brasil. E para comemorar, vamos falar um pouco sobre o nosso bom e velho cafezinho?!

Tomar café é um costume bastante antigo em nosso país, mas que está longe de se tornar fora de moda! E

Um dia todo para apreciar o nosso cafezinho sem interrupções!

não há dúvidas: a bebida se tornou paixão nacional! Há quem prefira um café mais suave, tem os do time do espresso, alguns pedem com leite, outros querem ele bem quentinho, enfim, são muitas formas de apreciar e, por isso, muitos motivos para amá-lo!

Os dados da ABIC reforçam ainda mais o comportamento dos brasileiros em relação ao café. Em

2015, por exemplo, o consumo per capta da bebida aumentou, chegando a 81 litros/habitante no ano!!! Incrível, não acha?! E considerando a crise, a associação considera o número bastante positivo.

Agora, se tínhamos alguma dúvida sobre o café ser um bom amigo dos brasileiros, ela já não existe mais! O nosso fiel escudeiro, portanto, merece e muito um dia só pra ele! E hoje, como em todos os outros dias, a nossa sugestão é que você aproveite o que há de melhor nesta bebida! Afinal, o melhor do café é apreciá-lo!

Sonho de Café Utam

Taça Suspiro de Café Utam

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de Café Solúvel Utam
  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida da lata de leite
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel
  • 3 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 50g de suspiros pequenos
  • 1 xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída raspas de chocolate para decorar

Modo de Preparo:

Primeiro Creme (creme de leite): Leve ao fogo bem baixo uma panela com o leite condensado, o leite, meia xícara de chocolate em pó e as gemas. Mexa sempre até adquirir uma consistência levemente cremosa, ou seja, de 2 a 3 minutos após a fervura. Deixe esfriar e reserve.

Segundo Creme (creme de café): Em uma batedeira, bata as claras em neve bem firme. Junte o açúcar, o restante do chocolate em pó e o Café Solúvel Utam. Quando ficarem bem incorporados, retire da batedeira e acrescente aos poucos a lata de creme de leite, mexendo bem devagar.

Divida o primeiro creme (creme de leite) em taças, formando uma camada com cerca de 2 cm. Salpique as castanhas de caju, os suspiros e cubra com o creme de café. Leve as taças para gelar por pelo menos 4 horas. Decore com raspas de chocolate e sirva.

Envie suas dicas e sugestões, participe!