Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 02

O Assunto é Café

Gourmet do grão à mesa

Muito se fala sobre a gourmetização das coisas, mas o que isso significa nem sempre é claro. O gourmet vem do conceito de haute cuisine, em português, alta cozinha, ou seja, mais qualidade, procedência e sofisticação entre os elementos utilizados dentro da gastronomia. O café passa pelo mesmo processo. Perdendo apenas para a água, a segunda bebida mais consumida do mundo também pode ser encontrada na versão gourmetizada. Mas o que é de fato um café gourmet nós explicaremos agora.

A começar pelo grão. Entre todos os outros, o Arábica é o grão considerado gourmet. A planta foi originada na Etiópia e seu plantio acontece em países da América Latina, Central, África e Ásia. A qualidade do grão depende da

Entenda o que é um café gourmet e por que seu consumo está em alta no Brasil.

altitude do plantio e cultivo: quanto mais alto, melhor. No Brasil, por exemplo, os grãos são plantados a cerca de 1200 metros de altura em regiões do estado de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, o Arábica possui menor teor de cafeína, além de apresentar aroma e sabor especiais – diferentemente de grãos como o Robusta, mais forte e presente no dia a dia do brasileiro.

Mas não são apenas o cultivo e o plantio que importam. A seleção rigorosa dos grãos obtidos, a torra específica e o processo de embalar o produto também são importantes

para assegurar o caráter gourmet da bebida. Além disso, depois de pronto para o consumo, a armazenagem e o modo de preparo fazem toda a diferença. A água utilizada ao fazer o café, por exemplo, precisa ser filtrada ou mineral e, ao contrário do que muitos pensam, ela não pode ferver completamente.

O consumo do chamado café gourmet está crescendo em países como o Brasil. O movimento, por sua vez, é olhado pela ABIC – Associação Brasileira da Industria do café – como positivo. Significa uma mudança de postura dos brasileiros em relação a qualidade do que lhe é apresentado. O custo mais alto em relação ao tradicional é um obstáculo, mas o paladar mais apurado do brasileiro e a novidade do mundo gourmet são garantias para o setor cafeeiro.

Café Utam Dicas

Dicas

Aprenda a fazer o legítimo café gourmet espresso ou coado em sua casa.

Espresso

  • Na máquina para cápsulas de espresso: Utilize água mineral ou filtrada com temperatura entre 90º e 96ºC. Uma cápsula Utam Uno Gourmet* tem 5,5g e precisa de 40ml de água para ficar perfeito. Coloque a cápsula na máquina, verifique o nível da água e extraia seu Utam Uno Gourmet;

  • Na máquina de café em grãos profissional: coloque os grãos no moinho (verifique se o mesmo está regulado adequadamente com o tipo de grão usado), faça a moagem, coloque o pó no cachimbo, compacte adequadamente, certifique-se de que a água esteja filtrada e extraia o café no nível que preferir, lungo, ristreto ou tradicional;

  • Na máquina de café em grãos automática: coloque os grãos no reservatório da máquina certifique-se que o moinho esteja regulado, verifique se o reservatório de água está no nível adequado e se está com água filtrada. Basta apertar o botão no nível que preferir lungo, ristreto ou tradicional.

Coado filtro de papel

Utilize água mineral ou filtrada com temperatura entre 90º e 96ºC. Escolha um filtro de papel do tamanho adequado do suporte da cafeteira elétrica ou da garrafa térmica e disponha a quantidade de pó desejada - a proporção é de 80 a 100g de café para 1 litro de água. Faça a infusão da água sob o pó ou aguarde o processo da cafeteira.

* A cápsula Utam Uno Gourmet ficou entre os cinco melhores blends no teste cego realizado pela Revista Veja nesse ano. Ele possui grãos 100% arábicas oriundos da América do Sul, Nicarágua, Costa Rica e Guatemala.

Envie suas dicas e sugestões, participe!