Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 03

O Assunto é Café

Cinema e café: roteiro para os apaixonados

Omundo do café é tão extenso que as novidades não se limitam apenas à gastronomia. Além do caráter histórico, tomar café é um ato cultural, e está relacionado as mais diversas situações do dia a dia que variam de acordo com o lugar do mundo que você está. E foi por toda essa importância que o cinema também se apropriou da bebida como enredo e pano de fundo. Não é difícil encontrar filmes que contam um pouco da história do café, ou mesmo os que tem a bebida como parte do script.

Se “O cinema é um modo divino de contar a vida”, como disse Fellini, cineasta italiano consagrado, nada melhor do que falar daquele que nos acompanha diariamente. E os estilos variam. Curtas, longas metragens, documentários, romances, entre outros, sempre tem um motivo para encaixar o bom e velho cafezinho à trama. Agora, se você está pensando em um bom

Entenda porque o café é mais que uma simples bebida, é um alimento cultural.

título para assistir e apreciar, a gente te dá algumas dicas.
O documentário “A Film About Coffee” chegou recentemente ao Brasil com a promessa de ser “uma carta de amor ao café especial”, como afirmaram seus produtores. Ele tem cerca de uma hora de duração e está disponível em seis idiomas. Com imagens de grandes fazendas cafeeiras pelo mundo e relatos de especialistas da área, como agricultores e baristas, a trama aborda o processo e traz as tendências dos cafés especiais. O documentário pode ser assistido na íntegra no Vimeo por $ 4.99 (aluguel) ou $ 12.99 (compra).

Já o drama “Café Com Amor”, lançado em 2012 pelo diretor Marc

Erlbaum, se passa em uma semana no Oeste da Califórnia – mais especificamente no Philly Grounds, um café movimentado da região. A história de amor entre dois colegas de trabalho do local, Claire (Jennifer Love Hewitt) e Todd (Daniel Eric Gold), se passa ao longo de muitas xícaras de cafés. Quem acredita que é só isso, deverá se surpreender com o desenrolar dos fatos.

Por último, a esperada animação brasileira “Café – Um Dedo de Prosa”. O conceituado animador Maurício Squarisi trabalhou durante cinco anos em uma longa pesquisa sobre o café. Na trama, dois amigos se encontram em uma cafeteria e, de forma apaixonada e envolvente, decorrem sobre o universo da bebida. Com 72 minutos, a animação foi dublada por Vera Holtz e Wandi Doratiotto.

Agora é com você. Prepare uma grande xícara de café e aprecie os títulos sem moderação.

Café Utam Dicas

Shake de Cappucino Utam

Ingredientes

  • 2 xícaras de Café Utam Uno Bourbon (80 ml)
  • 1 colher (chá) de Cappucino Utam em pó (5ml)
  • 3 pedras de gelo
  • Chantilly a gosto para decorar

Montagem

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Coloque esta mistura em uma taca e enfeite com chantilly e canela.

Envie suas dicas e sugestões, participe!