Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 35

O Assunto é Café

Aplicativo auxilia na análise das folhas de café

CheckFolha® é uma boa opção para o produtor que busca um melhor desempenho

A produção de café também foi atingida pela evolução da tecnologia. Para facilitar a vida das pessoas que lidam com este segmento, foi criado um aplicativo que auxilia na análise química das plantas – mostrando seus 11 tipos nutricionais e em quais produtos podem ser utilizados.

O CheckFolha®, lançado em 2017 e desenvolvido pela Microquímica, já está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android. Durante seu desenvolvimento foi feita uma revisão nas pesquisas literárias sobre a cultura do café, dando uma maior credibilidade ao software.

Ele permite constatar a deficiência presente entre as folhas, antes mesmo de serem visíveis a olho nu. Para utilizar a ferramenta, o produtor registra os números do laudo da análise foliar do laboratório,

recebe um gráfico claro e objetivo com os apontamentos que requerem atenção e consegue observar os que foram feitos em anos anteriores.

Toda funcionalidade permite que cafeicultor possa buscar soluções, o mais rápido possível, em caso de desiquilíbrio químico em sua lavoura - preservando a produtividade da cultura cafeeira. Além disso, proporciona uma economia de tempo, pois, a análise era realizada apenas pelo engenheiro agrônomo.

Café Utam Análise de Café

Plantio da cultura do café

Se há interesse pelo plantio da cultura do café, os meses de novembro e dezembro são os mais indicados. Mas, antes disso, é necessário realizar uma análise do solo para que se identifique se há a falta de nutrientes e, também, fazer a aração do terreno.

Envie suas dicas e sugestões, participe!