Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 06

O Assunto é Café

História com café: Alta Mogiana

OBrasil é hoje o maior produtor do mundo quando o assunto é café. O grão está ligado à cultura brasileira desde muito tempo – foi em 1727 que ele chegou ao nosso território, e nunca mais saiu. Mas apenas em 1825 o cultivo de café começou de fato por aqui. Seu plantio nos trouxe novas cidades, meios de transportes mais modernos, melhores estradas, etc. Hoje, 11 regiões brasileiras produzem café e cada lugar possui particularidades e muita história para contar. É o caso da Alta Mogiana, uma das regiões mais importantes do país no cultivo do grão.

Interior de São Paulo, divisa com o estado de Minas Gerais, a Mogiana é dividida em baixa, média e alta.

Região possui forte influência da cultura do café e é conhecida pelo cultivo do grão Arábica.

A subdivisão aconteceu porque no passado a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro organizava seus destinos de acordo com a distância de sua sede, Campinas – fato que ajudou na produção cafeeira e no desenvolvimento local. A Alta Mogiana é muito importante para a história do grão no país, pois todas as etapas de produção, desde o trabalho escravo, até a mecanização passaram por lá. Hoje, Franca, Cristais Paulista, Jeriquara, Pedregulho, Rifaina, Itirapuã, Patrocínio Paulista, São José da Bela Vista, Altinópolis, Batatais e Restinga estão entre as cidades mais

importantes da região no cultivo do grão – e a economia delas está diretamente ligada à bebida.

A região é conhecida pelo cultivo do grão Arábica do tipo Catuaí e Mundo Novo, e pela alta qualidade do resultado final da produção. Nela, o café é plantado em altitude média de 1000 metros, e a bebida é caracterizada como encorpada, frutada e de leve sabor adocicado. A região conta atualmente com 100.000 hectares de área de plantio e produz em média 28 sacas/ hectare. Devido a fatores climáticos, o solo precisa de alguns ajustes e da utilização de máquinas para a produção acontecer. Anualmente, cerca de 4,6 milhões de sacas são produzidas nestas lavouras paulistas, o que corresponde a aproximadamente 15% da produção total brasileira.

Café Utam Dicas

Brigadeiro Feitiço de Café Utam

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 4 colheres (sopa) de Café Utam
  • 8 a 10 ameixas
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • Chocolate granulado

Montagem

Prepare o Café Utam coando 4 colheres (sopa) de pó em ½ copo de água.Leve ao fogo o café com as ameixas picadas e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Junte o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo da panela. Enrole os brigadeiros, passe pelo chocolate granulado e coloque-os em forminhas de papel.

Envie suas dicas e sugestões, participe!