Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 01 • nº 08

O Assunto é Café

Profissão Barista

Todos os apaixonados por café devem conhecer estas figuras. Os baristas são profissionais especializados no preparo de um café perfeito, são experts na arte de combinar sabores e, acima de tudo, são conhecedores assíduos de toda a produção cafeeira. Eles entendem de grãos, de torra, de sacas, e sabem como agradar o seu cliente. Comparando com o vinho, os baristas são basicamente os sommeliers de café. Eles são capazes de colocar conhecimento dentro de uma pequena xícara e oferecer não apenas uma bebida, mas também experiência.

A profissão nasceu na Itália e se difundiu no Brasil na década de 90, quando o consumidor brasileiro conheceu o espresso e passou a ser mais exigente com o seu cafezinho.

Conheça os profissionais que se dedicam à arte de preparar um bom café.


A importância dela está diretamente ligada a importância que damos a toda cadeia de produção do café.

Isso acontece porque são estes profissionais que participam do resultado final da bebida, uma vez que tem conhecimento e aparato técnico para desempenhar essa função. Além do espresso simples, os baristas trabalham no preparo de cappuccinos, cafés especiais, drinks alcoólicos e não alcoólicos, entre outros.

Ricardo Rodrigues, barista da Utam desde 2013, conta que a paixão pela

bebida apareceu após trabalhar em cafeterias e bares como bartender. Dessa forma, Ricardo apostou na profissão, se especializou, e se diz muito realizado. Em comparação com o começo de sua vida profissional como bartender, o barista afirma “Hoje minha carreira mudou bastante porque faço a extração de espressos, vaporizo o leite e elaboro drinques e bebidas à base da de café.”

Para ser um bom barista é preciso mais do que dom para lidar com o café. É necessário muito estudo e cuidado com a matéria-prima utilizada. Ricardo esclarece todas as particularidades dos grãos e nos dá uma aula sobre as melhores regiões brasileiras de plantio. Então, aqui vai uma dica: quando você conhecer um barista não se esqueça de convidá-lo para um cafezinho!

Café Utam Dicas

Dicas do barista:

Água

  • Não use água da torneira. Devido a quantidade de cloro presente nela, os ácidos e óleos do café poderão reagir mal e alterar sabor, aroma e textura de seu café
  • Não deixe a água ferver. O correto é aquecê-la em temperatura de cerca de 90º C
  • Não adoce sua água. Isso altera o resultado final e tira autonomia de seu convidado na hora de beber o cafezinho
Envie suas dicas e sugestões, participe!