Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Se você começa a manhã com uma boa xícara de café, saiba que além do sabor e do aroma envolvente, essa escolha pode ser também uma poderosa aliada da sua concentração, memória e até da criatividade.
A ciência já comprovou: o café pode, sim, ajudar a dar aquele empurrãozinho na sua rotina.
Mais foco, menos distrações
A cafeína presente no café atua diretamente no sistema nervoso central, bloqueando a ação da adenosina — substância que provoca sonolência. Isso faz com que o cérebro fique mais alerta, atento e pronto para as tarefas do dia a dia.
Segundo a EFSA (Autoridade Europeia para Segurança Alimentar), o consumo moderado de café pode melhorar significativamente o tempo de reação, o estado de alerta e até o desempenho em atividades intelectuais mais complexas.
Estímulo à memória e à capacidade de aprendizado
Estudos mostram que o café pode melhorar a memória de curto prazo, essencial para quem estuda ou
Um estudo da Johns Hopkins University apontou que o consumo de 200 mg de cafeína pode melhorar significativamente a retenção de memória até 24 horas após a ingestão.
Adeus à fadiga mental
Sabe aquele momento em que a energia simplesmente acaba, mesmo sem ser fim de expediente? Um café bem tirado pode ajudar a reduzir a sensação de cansaço.
De acordo com a USP (Universidade de São Paulo), a cafeína tem efeito direto na redução da percepção de fadiga e na melhora do desempenho físico e mental, sendo uma aliada até mesmo em atividades que exigem esforço contínuo e foco prolongado.
Mais criatividade, por que não?
Embora a cafeína aumente o foco, ela também pode liberar o pensamento criativo. Um estudo publicado na revista científica Consciousness and Cognition mostrou que doses moderadas de cafeína melhoram a fluência
verbal, o raciocínio analítico e a resolução de problemas, mantendo a mente mais “afiada” para desafios criativos.
Como tudo na vida, equilíbrio é essencial. O consumo considerado seguro para adultos saudáveis é de até 400 mg de cafeína por dia, o equivalente a cerca de 4 a 5 xícaras de café coado.
Então, na próxima pausa, lembre-se: o Café Utam pode ser o empurrãozinho que faltava para o seu dia render mais. E aí, vamos de mais uma xícara?
Referências:
Cafeína reduz sensação de fadiga e melhora desempenho de ciclistas |
Benefícios do Café para o Cérebro e Humor |
Consumo responsável de café melhora o rendimento do cérebro |
Como o Café Influencia a Criatividade e a Produtividade |
‘I’ve learned I need to treat my characters like people’: Varieties of agency and interaction in Writers’ experiences of their Characters’ Voices |
Scientific Opinion on the safety of caffeine |
(Revista ABIC – Tendências de consumo 2024)
• 300 g de chocolate ao leite picado
• 200 g de margarina ou manteiga sem sal
• 2 colheres (sopa) de Café Solúvel Utam
• 5 gemas
• 4 ovos inteiros
• 1 xícara de açúcar
• 1 xícara de farinha de trigo
• Margarina para untar
Modo de Preparo
1. Comece misturando o chocolate picado, a margarina e o café solúvel Utam em uma panela e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sem parar até que tudo derreta e se torne uma mistura homogênea. Depois, reserve e deixe esfriar um pouco.
2. Em uma tigela grande, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Em seguida, adicione a farinha de trigo peneirada e misture bem.
3. Agora, junte a mistura de chocolate reservada à mistura de ovos e farinha, mexendo delicadamente até obter uma massa uniforme e sem grumos.
4. Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo. Despeje a massa no recipiente até preencher cerca de metade da altura.
5. Leve a forma ao forno preaquecido a 200 °C por aproximadamente 10 minutos, ou até que as bordas estejam firmes, mas o centro ainda esteja levemente mole.
6. Retire do forno, desenforme ainda mornos e sirva imediatamente acompanhados de uma bola de sorvete do sabor de sua preferência