Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 64

O Assunto é Café

O café como pré-treino

Você já sabe que o café é fonte de benefícios para a saúde, não é? Além de ser a delícia que a gente já conhece, a bebida tem efeitos positivos no estado de alerta e é capaz de melhorar o desempenho em uma variedade de tarefas, incluindo o treino.

Porém, muito se fala sobre a utilização do café para aquele gás no treino. Quem tem o costume de beber café e depois seguir para a academia já deve ter se perguntado se a prática é correta, ou se uma aula de spinning ou uma sessão de ioga poderiam ser afetadas por esse hábito.

A cafeína entra na corrente sanguínea e funciona como estimulante, pois se liga aos receptores de adenosina no cérebro. A adenosina é um depressor do sistema nervoso. Promove controles do sono e pode afetar a memória e o aprendizado. Quando a cafeína se liga a esses receptores, os efeitos da adenosina são diminuídos e o organismo é estimulado. Então, aumenta a adrenalina, o que dá um impulso de energia.

Assim, beber café antes de se exercitar é bom. Na verdade, ele oferece muitos benefícios em potencial para a rotina de exercícios. O consumo de cafeína antes do treino pode aumentar o metabolismo, melhorar a circulação e o desempenho atlético.



Além disso, há também pesquisas que sugerem que a cafeína pré-treino pode aumentar a queima calórica por várias horas após o exercício. Ela é capaz de estimular o sistema nervoso, que sinaliza as células adiposas para quebrar a gordura. Assim, os ácidos graxos livres estão disponíveis para agir como combustível. A substância aumenta a adrenalina no sangue, que prepara o corpo para o esforço físico.

Que tal inserir o café na sua rotina de treino e dieta? Combine com adoçantes naturais ou canela para ainda mais resultado.

Café Utam Vienense

Tapioca de Café

Ingredientes:

• 160ml de Café Utam Extraforte coado
• 250g de polvilho doce

Modo de preparo:
1. Em um recipiente, dispor o polvilho e adicionar o Café Utam Extraforte aos poucos. O ponto ideal é quando ao amassar a mistura na palma da mão essa ofereça certa resistência para quebrar.
2. Peneire a massa, espalhe-a na tapioqueira e aguarde até que fique firme. Quando a massa estiver unida e com as bordas mais sequinhas está pronta.
3. Recheie a gosto e sirva.

veja outras edições
Envie suas dicas e sugestões, participe!