Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 03 • nº 69

O Assunto é Café

Como a cafeína pode ajudar nos seus estudos

A cafeína é uma das substâncias que mais envolve mitos e verdades em relação aos estudos, mas, a maior dúvida é em como a cafeína ajuda nos estudos. Antes de tudo, é preciso conhecer os efeitos da cafeína no seu próprio corpo, para aí sim se aproveitar dos benefícios da substância sem que ela faça mal, interfira no seu sono, no processo de aprendizagem e cause dependência.

A cafeína é responsável por melhorar a performance física e mental das pessoas. Os benefícios do café para estudantes podem ser muitos. Portanto, a cafeína é boa para estudar. Como um psicoestimulante, ela aumenta a atenção, a concentração e a memória.

Quando acordamos, nossas células vão fazendo a respiração celular, a produção de hormônios, de proteínas… Ou seja, produzem energia para que você faça suas funções diárias no geral. O resultado desse metabolismo é uma substância chamada adenosina que, ao longo do dia, se acumula. É como se fosse a bexiga acumulando urina. O mesmo acontece com a adenosina, que multiplica-se ao longo do dia nas células.

Esse acúmulo da adenosina é um sinal de cansaço para o corpo. À noite, ela está no seu nível máximo. Isso sinaliza para o organismo que é hora de parar, de ela ser eliminada e de dormir. É no sono que você elimina a adenosina, para no dia seguinte acordar e viver esse ciclo de novo.

Mas o que isso tem a ver com a cafeína? A cafeína bloqueia o efeito da adenosina no cérebro. Por isso é considerada um psicoestimulante. Ela bloqueia o seu cérebro de sentir os efeitos da adenosina. Isso vale tanto para estímulos mentais quanto para físicos.



A cafeína melhora a concentração. Na medida certa, a cafeína ajuda a estudar. Não existe uma fórmula pronta de melhor café ou opções para estudar e nem uma receita específica. Depende da rotina e dos hábitos de cada um.

Também não há diferença entre café coado ou expresso. O mesmo vale para o grão ou para a torra. Na medida certa, o café para estudar é benéfico, mas não existe o melhor para estudar. E os benefícios da cafeína nos estudos, conforme já foi dito, são muitos!

E você, consome café para estudar?

Fonte: Folha Dirigida

Bolo de laranja com cobertura de Café Utam Solúvel

Minitorta com creme de café e amendoim

Ingredientes:

• 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada
• 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
• 4 colheres (sopa) de água gelada
• 4 gemas
• 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
• 1 pitada de sal
• 1/4 xícara (chá) de maisena
• 1 xícara (chá) de leite
• 4 colheres (sopa) de café Utam Extraforte pronto
• amendoim triturado para finalizar

Modo de preparo:
1. Em uma tigela, misture com as mãos a manteiga e a farinha de trigo até obter consistência de farofa.
2. Adicione a água gelada e misture até formar uma massa homogênea.
3. Forre com a massa mini formas de alumínio. Faça furos com um garfo.
4. Com papel-alumínio, cubra somente a lateral da massa, não o fundo (para limitar a espessura da borda na hora de assar).
5. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Retire o papel e volte ao forno até que a massa doure ligeiramente. Reserve.
6. Em uma panela, em fogo médio, misture os demais ingredientes até engrossar e formar um creme homogêneo.
7. Recheie a massa com esse creme. Finalize polvilhando com o amendoim. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

veja outras edições
Envie suas dicas e sugestões, participe!