Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Para você que ama café, sabe que existem dois tipos que são os mais comercializados no mundo, o Arábica e o Robusta. E dentro desses tipos estão os cafés tradicionais e os especiais.
Para o café ser considerado Especial, deve ser produzido exclusivamente a partir de grãos da espécie Arábica e precisa possuir uma nota acima de 80 pontos. Já o café tradicional é produzido com a combinação dos dois grãos, espécie Arábica e Robusta, e não passa por uma avaliação especialmente criteriosa.
Café Tradicional
Tem como características o sabor intenso e amargo, pois possui uma torra muito escura.
Esse café é plantado em altitudes menores e o seus grãos não passam por uma seleção tãorigorosa, por isso podem apresentar defeitos e impurezas que alteram o sabor e aroma. E para reduzir todos estes fatores, o café passa por uma torra escura e depois por uma moagem bem fina.
É o café do dia a dia, com custo mais acessível, recomendável e certificado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).
Café Especial
São de altíssima qualidade, possuem diversas notas aromáticas, acidez e certificações que comprovam os processos do produto final. Cafés que cumprem vários requisitos para serem classificados como especiais.
Além disso, são equilibrados e, a partir da curva de torra (clara, média e escura), é possível transformar suas características para trazer aos consumidores novas opções.
Os cafés especiais são cultivados em grandes altitudes, altamente selecionados e depois dessa seleção, passam por um controle sensorial, onde são avaliadas 10 características.
O resultado de todo esse cuidado é uma complexidade de sabores, aromas e sensações, proporcionando uma experiência única.
Mas apenas os sabores não bastam, para ser classificado como uma
bebida especial, é preciso ter certificação pelos órgãos responsáveis, como por exemplo a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).
A diferença entre os dois fica clara quando você experimenta. Enquanto o café tradicional possui características, como o amargor bem acentuado, os cafés especiais apresentam uma gama infinita de sabores e notas aromáticas e são mais equilibrados. Você encontra os dois tipos de cafés na linha de produtos Utam, Tradicionais são os Café Utam Tradicional, Café Utam Momentos Tradicional e Café Utam a vácuo Tradicional, já os especiais temos o Café Fazenda Santa Alcina em grãos, Café Speciale torrado e moído, Café Utam Gourmet em grãos e Café Utam Crema em grãos. Diversas opções para você vivenciar a sua melhor experiência em café!
Qual café você vai tomar hoje?
Especial
Tradicional
• 5 colheres (sopa) de água quente;
• 1 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor;
• 1 caixa de leite condensado;
• 1 caixa de creme de leite;
• 1 colher (sopa) de cacau em pó;
• 1 colher (sopa) de Café Solúvel Utam dissolvido em água;
• 1 colher (chá) de canela em pó;
• Chantilly a gosto;
Modo de Preparo
1. Comece diluindo o envelope de gelatina de gelatina em 5 colheres (sopa) de água quente.
2. Em um liquidificador, adicione o leite condensado, o creme de leite, o cacau em pó, o Café Solúvel Utam dissolvido em água, a canela em pó e a gelatina diluída. Bata bem.
3. Apoie copos inclinados em uma forma. Encha os copos até a metade.
4. Leve a geladeira por 4 horas.
5. Retire da geladeira e preencha os copos com chantilly.
6. Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa com distância de 5 cm entre os macarons.
7. Finalize polvilhando cacau em pó.