Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
OOs apaixonados por café estão sempre pesquisando informações para conhecer melhor e mais sobre os grãos e garantir uma bebida de extrema qualidade. Se você é um desses, conhecer o terroir do café é uma das principais formas de se aperfeiçoar na diferenciação.
O que é o terroir do café?
É um conjunto de fatores que afetam o resultado final da bebida e que influenciam na produção do café, como o solo, o relevo, a temperatura, altitude, sentido do vento, umidade e até mesmo a influência humana no processo agrícola e no pós-colheita.
Por interferir diretamente na qualidade dos grãos e safras obtidas, o terroir é um dado mais do que relevante para a degustação. Afinal, cada tipo de grão tem
suas características próprias em razão da região que são plantadas. E, algumas vezes, a mudança é tão acentuada que um mesmo local de plantio pode apresentar cafés exclusivos e distintos entre si, chamados de microlotes.
Como o terroir influencia no sabor do café?
A qualidade final da bebida, sabor e aroma, podem ser diretamente influenciados pelo terroir, ou seja, pela forma de plantio, práticas pós-colheita e, principalmente, a origem territorial do grão. Dessa forma, o café carrega consigo características provenientes da região de origem.
Cada espécie de café assume uma singularidade nas regiões que são plantadas, por exemplo, o café Robusta é cultivado em regiões mais quentes, já o café Arábica costuma ser encontrado em locais de clima
mais ameno.
O Robusta costuma ter um gosto mais marcante e amargo, enquanto o Arábica um sabor mais adocicado e ligeiramente ácido. a geografia influencia diretamente no café. Um solo bom favorece o crescimento da planta e o amadurecimento do fruto, resultando em uma bebida com doçura intensa.
Você encontra diversos tipos de cafés Arábicas na linha de produtos Utam: Utam Momento Tradicional, Utam Momentos Extraforte, Utam Momentos Fortíssimo, Café Ribeirão, Utam Tradicional, Utam Tradicional a Vácuo, Café Speciale, Fazenda Santa Alcina Torrado e Moído e Fazenda Santa Alcina em Grão
Qual a sua escolha?
https://tudosobrecafe.com/terroir-do-cafe/
https://www.mokaclube.com.br/blog/terroir-de-cafe/
• 1 xícara (chá) de arroz;
• 1 litro de leite;
• 100 ml de café Utam Tradicional coado;
• 1 lata de leite condensado;
• Canela em pó a gosto;
Modo de Preparo
1. Cozinhe o arroz no leite. Quando estiver quase seco, acrescente o leite condensado e o café Utam Tradicional coado.
2. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco.
3. Distribua em taças de sobremesa e finalize com canela em pó por cima.
4. Leve a geladeira por 4 horas.
5. Retire da geladeira e preencha os copos com chantilly.
6. Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa com distância de 5 cm entre os macarons.
7. Finalize polvilhando cacau em pó.