Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 04 • nº 93

O Assunto é Café

Os diferentes tipos de Torra de Café e o impacto no sabor

Se você é apaixonado por café, provavelmente já ouviu falar sobre os diferentes tipos de torra, é um dos fatores mais influentes no sabor final da sua xícara de Café Utam, e saber mais sobre ela pode melhorar a experiência de consumir sua bebida favorita. Vamos juntos conhecer mais da variedade de torras e como elas impactam no sabor do seu café!

Mas primeiro, vamos saber o que é torrar café: é o processo que torna o café cru em café torrado, ou seja, o grão maduro é submetido ao aquecimento, com temperatura que pode variar entre 180ºC a 240ºC, sob a supervisão de um profissional. Esse método é super importante para uma experiência agradável com determinado café. Afinal, para o mestre de torras, é considerado quase uma obra de arte, e para os cafezeiros, é o termômetro dos sabores.

A torra ideal é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão. O mesmo grão de café terá características muito diferentes conforme o perfil de torra usado.

A torra do café pode ser dividida em 3 etapas:
Desidratação – o grão de café perde a umidade que ainda possui após a secagem, na forma de vapor.

É caracterizada por um grande salto de temperatura;

Reações intermediárias – ocorre a quebra dos açúcares e a caramelização, sentimos aquele aroma gostoso de amendoim e nozes;
Pirólise – essa etapa demanda mais energia para que ocorra a formação de moléculas de aromas mais complexas. Também é liberada energia nessa fase.

Para ficar mais fácil de compreender, vamos imaginar a caramelização do açúcar. Assim como o açúcar na panela, que passa primeiro pelo estado líquido, depois fica mais amarelado até chegar ao estágio de caramelização, onde existe maior presença de sabor, se não for controlado o tempo do açúcar na panela, ele queimará e resultará em um sabor amargo. Na torra do café, o raciocínio acontece da mesma forma, por isso é necessário um cuidado especial para que não ocorra a queima do grão.

Depois de entender mais sobre o processo de torra, vamos ver como elas são divididas: Torra Clara: É caracterizada por grãos de café que são retirados do fogo pouco tempo após o início do processo de torrefação. Isso resulta em grãos mais claros e secos, preservando as

características originais do café e

seus sabores naturais. Geralmente têm notas frutadas, florais e ácidas, com corpo leve e aroma delicado.

Torra Média: É um equilíbrio entre a preservação dos sabores originais e o desenvolvimento dos sabores provenientes da torrefação. Os grãos adquirem um tom mais escuro e um sabor mais complexo. Tendem a ter corpo mais encorpado e sabores de nozes, chocolate e caramelo, com acidez moderada.
Torra Escura: Leva os grãos a um nível de torrefação mais avançado, em que os sabores originais do café cedem lugar a sabores intensos de chocolate amargo, notas de tostado e um corpo bem encorpado. A acidez é mínima, mas a textura e a sensação na boca são marcantes. Frequentemente são utilizadas para criar expressos e cafés mais fortes.

Cada tipo de torra possui suas próprias características, e isso destaca certos sabores e proporciona uma experiência única. Agora é só explorar o mundo das torras de café e descobrir qual delas é a sua favorita! Experimente nossa variedade de Cafés: Utam Tradicional, Utam a Vácuo, Utam Extraforte, Speciale, Momentos Tradicional, Momentos Extraforte, Momentos Fortíssimo, Ribeirão, Ribeirão a Vácuo e Santa Alcina.

Como a torra do café influência o sabor?
A interferência da torra no sabor do café

Sorvete de Café Utam

Sorvete de Café Utam


Ingredientes

• 1 lata de leite condensado
• 1 colher (sopa) de essência de baunilha
• 1 lata de creme de leite gelado
• 2 colheres (sopa) de Café Solúvel Utam

Modo de Preparo

1. No liquidificador, bata todos os ingredientes por 10 minutos.

2. Leve ao congelador por 2 horas.

3. Retire e bata novamente por 10 minutos e volte ao congelador por mais 4 horas ou até endurecer.

4. Você pode servir dentro da xícara e decorar com grãos de café.

veja outras edições
Envie suas dicas e sugestões, participe!