Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 05 • nº 96

O Assunto é Café

Certificações de Café: Garantia de Qualidade, Sustentabilidade e Ética

O universo do café vai muito além do sabor e aroma que encantam os apaixonados pela bebida. Por trás de uma xícara de café, existem processos que envolvem desde a produção até o momento em que chega à sua xícara. E as certificações desempenham um papel fundamental nesse contexto, garantindo não apenas a qualidade do produto, mas também promovendo práticas sustentáveis e éticas em toda a cadeia de produção.

As certificações atestam que determinados critérios foram cumpridos durante o cultivo, colheita, processamento e comercialização do café. E isso acontece após uma longa análise de múltiplos níveis.

Esses selos ou certificações são concedidos por organizações independentes e respeitadas internacionalmente, garantindo aos consumidores que tudo foi produzido de acordo com padrões específicos e de qualidade.

Elas também ajudam a diferenciar os produtos e servem como um guia importante na hora de escolher o que comprar, permitindo que você opte por algo mais gourmet ou sustentável de acordo com suas preferências.

Confira as certificações:


Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC)

A avaliação é feita por profissionais que entendem bastante quando o assunto é café. Ter esse certificado é a comprovação da qualidade do produto final através de uma análise sensorial.


Os cafés são classificados em quatro categorias:
Tradicional ou Extraforte, Superior, Gourmet e Especial. Além do selo de pureza.

Tradicional - Utam Tradicional, Utam a vácuo, Utam Momentos Tradicional, Ribeirão a vácuo, Ribeirão, Biagini a vácuo, Biagini, Nilza.
Extraforte - Utam Momentos Fortíssimo, Utam Momentos Extraforte, Biagini Extraforte, Utam Extraforte.
Superior - Speciale, Espresso Crema.
Gourmet - Santa Alcina em Grão, Santa Alcina Torrado e Moído


Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)
É conhecida por ser a única instituição brasileira a certificar lotes com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés especiais. Os Cafés Especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados, como bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados que qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial. Eles também devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção.

Santa Alcina em Grãos, Drip Coffee Santa Alcina, Santa Alcina Intenso em Cápsulas, Santa Alcina Baunilha em Cápsulas, Santa Alcina Premium em Cápsulas, Santa Alcina Frutado em Cápsulas, Santa Alcina Chocolate em Cápsulas, Utam Gourmet Nero em Cápsulas.


Rainforest Alliance
O selo significa que o ingrediente certificado foi produzido utilizando métodos que apoiam os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Santa Alcina em Grãos, Drip Coffee Santa Alcina, Utam Gourmet Nero em Cápsulas, Santa Alcina Intenso em Cápsulas, Santa Alcina Baunilha em Cápsulas, Santa Alcina Premium em Cápsulas, Santa Alcina Frutado em Cápsulas, Santa Alcina Chocolate em Cápsulas.


Produto Orgânico
A certificação é voltada para o segmento da sustentabilidade e atesta que todas as etapas de produção estão livres de quaisquer usos de adubos químicos ou agrotóxicos.
Utam Uno Orgânico
As certificações de café vão muito além de garantir um produto de qualidade. Elas representam um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade, não apenas para com o consumidor, mas também para com as comunidades produtoras e o meio ambiente. Na próxima xícara de Café Utam que você apreciar, lembre-se do impacto que as certificações têm, unindo sabor e responsabilidade em uma única xícara.

O que “Certificado Rainforest Alliance” significa?

Certificações de Café

Principais certificações para a produção de café!

Sorvete de Café Utam

Milkshake de Café


Ingredientes Panqueca

• Meio copo de leite
• 3 bolas de sorvete de creme
• Duas xícaras de Café Utam Tradicional
• Chantilly
• Calda de chocolate

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois adicione chantilly e calda de chocolate para decorar.

veja outras edições
Envie suas dicas e sugestões, participe!